sexta-feira, 11 de outubro de 2013

AS INTERAÇÕES DO CURRÍCULO.


A TRANSDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO.

                                                                         PARTE 2.

No processo de elaboração da proposta curricular, a Interdisciplinaridade e a Transdisciplinaridade devem ser tomadas como concepções pedagógicas, mas não como forma ou métodos de organização do trabalho em sala de aula. Por outro lado, em que pese a forte tendência por modelos de educação não-disciplinar  embora me considere partidário dela , eu penso que o momento ainda é de manter um sistema disciplinar, devido a nossa forte tradição pedagógica e a estrutura de formação profissional de professores. Em particular para os anos finais do Ensino fundamental e para o Médio, em cursos com habilitações especializadas por disciplina. No entanto, é fundamental estabelecer diversas relações entre as disciplinas,constituindo experiências e práticas coletivas entre professores especialistas e turmas de estudantes, visando superar a tradição e a cultura de segmentação e formalização dos conteúdos escolares. O currículo, no entanto, não pode ser confundido com grade disciplinar ou ainda reduzido exclusivamente a ela. É um perigo muito grande confundir reestruturação curricular com mudança na grade disciplinar, pois corre-se o risco de desencadear um luta corporativa por status e mercado de trabalho. Neste sentido, a delimitação dos objetos de estudos e a definição dos temas das atividades escolares, também não poderiam definir prioridades em função da grade disciplinar e sua carga horária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário