sábado, 15 de fevereiro de 2014

EDUCAÇÃO POPULAR E O POVO

A Educação Popular é algo que originou-se ou ainda desenvolveu-se atrelada a lutas e movimentos sociais, por mais anônimos que estes possam parecer. Isso nos faz pensar, nas mobilizações e lutas populares. Quando conceituamos a Educação Popular, vemos que está ligada a outros “aspectos” populares, como por exemplo, “cultura popular”. Quando escutamos este termo, logo pensamos em uma cultura do povão. Mas é possível vislumbrarmos a questão por outros ângulos. Cultura enquanto ação popular. “A cultura Popular nada mais é do que uma forma mediadora entre cultura e revolução. Pensar em conscientização é ir além de um conhecimento de algo que precisa ser modificado. Assim, é preciso que exista a ação libertadora. Para Freire (1980), a conscientização é construída no contexto da ação-reflexão, ou seja, não pode existir fora da práxis. A vocação ontológica do homem é de ser sujeito e não objeto. E este tornar-se sujeito, numa perspectiva transformadora de reflexão-ação, pode ser concretizado com o auxílio da Educação Popular no processo de conscientização uma comunicação social entendida como a comunicação socializadora, ou seja, esta se faz social pelo fato de envolver interação entre humanos. Assim, pode-se conceber, por exemplo, que uma roda de amigos, uma sala de aula, uma feira livre, uma central telefônica, uma central de comunicação por rádios amadores, um grupo de mobilização social etc., são ambientes onde se desencadeiam relações comunicativas sociais. Além disso, o termo comunicação também pode ser concebido como o ato de tornar comum uma determinada informação. E no diálogo, verbalizar o assunto lhe concedendo assim uma autonomia, no sentido de difundir as propostas que nela estão latentes e que possuem um efeito aglutinador sobre o povo. Nesta perspectiva a educação popular concede a oportunidade de conduzir o povo as realidades sociais, que propõem mudanças e conscientizam a massa popular de suas participações no processo educativo, com um vínculo de direitos e deveres, propondo uma educação com sentido restaurador e reunificador da população em busca por sua autonomia.  

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