A
Educação Popular é algo que originou-se ou ainda desenvolveu-se atrelada a lutas
e movimentos sociais, por mais anônimos que estes possam parecer. Isso nos faz
pensar, nas mobilizações e lutas populares. Quando conceituamos a Educação
Popular, vemos que está ligada a outros “aspectos” populares, como por exemplo,
“cultura popular”. Quando escutamos este termo, logo pensamos em uma cultura do
povão. Mas é possível vislumbrarmos a questão por outros ângulos. Cultura enquanto
ação popular. “A cultura Popular nada mais é do que uma forma mediadora entre
cultura e revolução. Pensar em conscientização é ir além de um conhecimento de
algo que precisa ser modificado. Assim, é preciso que exista a ação
libertadora. Para Freire (1980), a conscientização é construída no contexto da
ação-reflexão, ou seja, não pode existir fora da práxis. A vocação ontológica
do homem é de ser sujeito e não objeto. E este tornar-se sujeito, numa
perspectiva transformadora de reflexão-ação, pode ser concretizado com o
auxílio da Educação Popular no processo de conscientização uma comunicação
social entendida como a comunicação socializadora, ou seja, esta se faz social
pelo fato de envolver interação entre humanos. Assim, pode-se conceber, por
exemplo, que uma roda de amigos, uma sala de aula, uma feira livre, uma central
telefônica, uma central de comunicação por rádios amadores, um grupo de mobilização
social etc., são ambientes onde se desencadeiam relações comunicativas sociais.
Além disso, o termo comunicação também pode ser concebido como o ato de tornar
comum uma determinada informação. E no diálogo, verbalizar o assunto lhe
concedendo assim uma autonomia, no sentido de difundir as propostas que nela
estão latentes e que possuem um efeito aglutinador sobre o povo. Nesta
perspectiva a educação popular concede a oportunidade de conduzir o povo as
realidades sociais, que propõem mudanças e conscientizam a massa popular de
suas participações no processo educativo, com um vínculo de direitos e deveres,
propondo uma educação com sentido restaurador e reunificador da população em
busca por sua autonomia.
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