sexta-feira, 18 de abril de 2014

   A INCLUSÃO QUE PRECISAMOS PARA A ESCOLA.

            O professor possui papel fundamental no desenvolvimento psicomotor tanto de crianças normais quanto de crianças portadoras de necessidades especiais. É ele que pode em muito contribuir através da estimulação em sala de aula e do encaminhamento quando se fizer necessário. O professor pode contribuir muito, em todos os níveis, na estimulação do desenvolvimento cognitivo, de aptidões e habilidades, na formação de atitudes através de uma relação afetiva saudável e estável, criando uma atmosfera de segurança e bem estar para a criança e, ainda aceitando-a do jeito que ela é. A reeducação psicomotora é um processo, uma terapia programada que visa modificar o comportamento. Parte desta atuação é privativa do técnico em psicomotricidade. Porém o professor pode atuar com a orientação específica do profissional habilitado. É preciso intervir de forma adequada, no momento oportuno, com técnicas apropriadas. Na área da educação, a psicomotricidade abrange um campo preventivo e o ideal seria se todos os educadores tivessem conhecimentos básicos do assunto. Na época da alfabetização a criança precisa mais do que nunca saber usar a mão para escrever e os olhos para ler. Deverá dominar os movimentos adequados para executar essas habilidades. Quando não tiver uma representação interna de seu corpo e de suas partes necessitará de maior estimulação.

           A intervenção do professor neste quadro não deve ser somente pedagógica, é preciso ousar ir mais longe, olhando para o aspecto clinico, verificando as causas e situações que concedem a este aluno os traumas que possui e que afetam o seu aprendizado. O quadro necessita do acompanhamento do especialista da área de saúde, mas a escola e o professor precisam estar presentes atuando e intervindo, afim de que os resultados sejam alcançados. A situação vivenciada por muitos hoje, é que não há uma preocupação e ação em prol dos alunos que possuem a fatores de déficit de aprendizagem por causas psicomotoras, onde os seus movimentos e percepções muitas vezes estão comprometidos; para alcançar o resultado necessário vai precisar, totalmente de uma intervenção eficaz e especial do professor e da escola. Assim agindo iremos fazer a diferença e desenvolver uma educação inclusiva, capaz de mudar as situações vivenciadas na educação brasileira dentro do espaço escolar.  

2 comentários:

  1. O blog esta bem legal!!!

    Gostaria de fazer parceria com meu blog?

    www.dinamicaescolarhoje.blogspot.com.br

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  2. Podemos,visitei o seu que é excelente e ate fico sem saber como posso contribuir, mas se quiser entre em contato, para que eu possa saber como contribuir,meu mail.psergiodanilo@bol.com.br

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