terça-feira, 29 de julho de 2014

DOCÊNCIA E GESTÃO NOS CAMINHOS DA ESCOLA



Pensar na ação docente é olhar não só para a atuação deste intelectual, mas para o contexto de sua vida na academia e na sociedade, quais são as suas expectativas, anseios e participação nesta sociedade, como humano, pois não esta a parte de todas as realidades, mas sim, de estudar para causar mudanças que produzam um povo mais capacitado para as novas realidades. 
            As novas realidades vivenciadas no espaço escolar são as mesmas que confrontam a sociedade em seu senso exclusivo. Aceitar a diversidade e trabalhar com ela é propor o novo, a mudança dos conceitos já formulados, vindo a ser uma pratica para muitos inaceitável, pois não querem sair da comodidade, vivendo assim uma educação de visão limitada e preconceituosa.
A gestão para a atualidade multicultural, multirracial e diversa no sentido social e físico do Ser, que é o sujeito interventor de nossa sociedade; precisa ser uma gestão diferenciada, sem comodismos mas pronta para o pluralismo global em que vivemos.
             Paro em uma visão da gestão e educação na perspectiva democrática, diz: “A educação se faz também, com a assimilação de valores, gostos e preferencias; a incorporação de comportamentos, hábitos e posturas; o desenvolvimento de habilidades e aptidões” (Paro,2007, p.22). 
Esta é a perspectiva de uma educação que aceita e acredita nas diversidades, disposta a implementar novas estratégias e metodologias, para cumprir o objetivo de educar a todos dentro de suas realidades, acreditando que todos somos iguais e que nas nossas diferencias e dificuldades, construímos a verdadeira ação do educar, que deve ser acreditar que todos podem ser melhores se investirmos em suas capacidades inatas.

O pluralismo deve ser visto como a maior estratégia pedagógica que possuímos hoje, pois impulsiona o professor e o gestor a uma busca constante de novas ações e propostas pedagógicas, repensando sempre o currículo e os conteúdos, avaliando se estão cumprindo os seus ideais, servindo de elementos exploradores, fomentadores e capacitado rês dos sujeitos receptores que são os alunos. 

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