Pensar na ação docente é olhar não só para a atuação deste intelectual,
mas para o contexto de sua vida na academia e na sociedade, quais são as suas
expectativas, anseios e participação nesta sociedade, como humano, pois não
esta a parte de todas as realidades, mas sim, de estudar para causar mudanças
que produzam um povo mais capacitado para as novas realidades.
As novas realidades vivenciadas no
espaço escolar são as mesmas que confrontam a sociedade em seu senso exclusivo.
Aceitar a diversidade e trabalhar com ela é propor o novo, a mudança dos
conceitos já formulados, vindo a ser uma pratica para muitos inaceitável, pois
não querem sair da comodidade, vivendo assim uma educação de visão limitada e
preconceituosa.
A gestão para a
atualidade multicultural, multirracial e diversa no sentido social e físico do
Ser, que é o sujeito interventor de nossa sociedade; precisa ser uma gestão
diferenciada, sem comodismos mas pronta para o pluralismo global em que
vivemos.
Paro em uma visão da gestão e educação na
perspectiva democrática, diz: “A educação se faz também, com a assimilação de
valores, gostos e preferencias; a incorporação de comportamentos, hábitos e
posturas; o desenvolvimento de habilidades e aptidões” (Paro,2007, p.22).
Esta é a perspectiva de uma educação que aceita e acredita nas
diversidades, disposta a implementar novas estratégias e metodologias, para
cumprir o objetivo de educar a todos dentro de suas realidades, acreditando que
todos somos iguais e que nas nossas diferencias e dificuldades, construímos a
verdadeira ação do educar, que deve ser acreditar que todos podem ser melhores
se investirmos em suas capacidades inatas.
O pluralismo deve ser visto como a maior estratégia pedagógica que possuímos
hoje, pois impulsiona o professor e o gestor a uma busca constante de novas
ações e propostas pedagógicas, repensando sempre o currículo e os conteúdos,
avaliando se estão cumprindo os seus ideais, servindo de elementos
exploradores, fomentadores e capacitado rês dos sujeitos receptores que são os
alunos.
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