quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O ESQUEMA CORPORAL E SUAS ESPECIFICIDADES

O esquema corporal é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação relativamente global, e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo. É a partir do esquema corporal bem formado que o indivíduo adquiri a noção de ter, referente a seu próprio corpo. Com isto podemos dizer que através do esquema corporal, a criança se situa, percebendo os seres e as coisas que o cercam, vindo assim se relacionar com o espaço em que vive. Nesta perspectiva, podemos mencionar que a criança começa a desenvolver a sua personalidade graças a uma progressiva tomada de consciência que a criança tem se seu corpo, de seu ser e de suas possibilidades de agir e transformar o mundo.
O esquema corporal se divide em varias etapas de desenvolvimento que e a etapa do corpo submisso, etapa do corpo vivido, etapa do corpo descoberto e etapa do corpo representado, agora conhecerão um pouco de cada etapa. 

Etapa do corpo submisso (0 a 2 meses)
Nesta etapa os movimentos são estritamente automáticos, o que ocasiona um comportamento inteiramente dominado pelas necessidades orgânicas; surgindo uma alternância entre alimentação e sono.

Etapa do corpo vivido (2 meses a 3 anos)

Caracterizada por comportamento motor global com repercussões emocionais fortes e
mal controladas. A criança vai tomando consciência de seus movimentos


Etapa do corpo descoberto ( 3 a 6 anos)

A criança vai descobrindo seu corpo, começando a estruturar seu esquema corporal. Durante a fase do corpo vivido, a experiência emocional do corpo e do espaço, permite à criança sentir seu corpo como objeto total no mecanismo de relação.


Etapa do Corpo Representado (6 a 12 anos)


Por volta dos 5 a 6 anos, as experiências tônicas e dados visuais produzem a primeira imagem sintética do corpo. Daí a representação de uma imagem mental do corpo em movimento. No início ela poderá controlar voluntariamente sua atitude sem empregar tensões inúteis, a partir de um esquema postural, verdadeira imagem do corpo estático.


Desenvolvimento do Esquema Corporal.

O esquema corporal é desenvolvido Com o amadurecimento neurológico. A criança nasce sem realização e começa a receber estímulos diversos que vão impregnando o seu corpo, ou seja, mapeando seu corpo, e o esquema corporal começa a se desenvolver.

São considerados os sistemas responsáveis pelo desenvolvimento do esquema corporal.

INTEROCEPÇÃO: Sensação que se tem das vísceras. Ex.: dor de cabeça, mal estar,
cólicas...

PRÓPRIOCEPÇÃOSão 2 informações. A postura do corpo e que movimentos ele está realizando. Mesmo de olhos fechados sabemos a posição do nosso corpo e que movimentos estamos realizando. ( O hemiplégico, de olhos fechados não consegue perceber seus movimentos corporais no lado plégico porque tem alteração proprioceptiva).

EXTEROCEPÇÃO: São os sentidos, audição, visão, gustação, tato e olfato, que informam os estímulos externos que recebemos.


Para Trabalharmos o Esquema Corporal é necessário, interocepção, propriocepção e exterocepção.

EXTEROCEPÇÃO: Todos os estímulos que vem do meio externo, tais como: auditivos, olfativos, gustativos, visuais e principalmente o tátil.

PRÓPRIOCEPÇÃO: Postura e movimentos do corpo no momento


INTEROCEPÇÃOÉ mais difícil de trabalhar porque normalmente só sentimos os órgãos internos em caso de dores ou mal estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário