sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O TRAMITE DO ESTADO MODERNO

O Estado moderno nasceu onde não havia potência política ou desenvolvimento econômico e precisamente por essas razões negativas. A Prússia, o primeiro Estado moderno, nasceu no coracão da Europa mais pobre, menos desenvolvida economicamente e mais conflitua da politicamente. E enquanto a França e a Inglaterra arrastavam suas velhas estruturas, a Prússia foi o primeiro modelo de Estado moderno. Esta proposta não seria uma implantação de um segmento político governamental para a sociedade mundial, mas sim um viés alternativo para alguns; e para outros na realidade política daquele momento, uma solução e nova realidade. Agora os Países nenos  desenvolvidos teriam a oportunidade de se emancipar, tornando-se algumas áreas solidificadas.
       O mercantilismo tem agora um novo impulso, onde novas alternativas e propostas de ganho, surgem com impulsos de mercado, que resultam em avanços econômicos para estes Estados emergentes e para o continente em suas demandas sociais e novas metas de conquistas mundiais. Assim também podemos acrescentar que  na medida em que a cidade se torna um importante lugar de mercado que unifica as relações comerciais, não simplesmente a nível de uma região, mas a nível da nação e mesmo internacional, a multiplicidade de jurisdição e de poder torna-se intolerável. A indústria nascente, o fato de que a cidade não é somente um lugar de mercado, mas um lugar de produção faz com que se recorra a mecanismos de regulação homogêneos e coerentes.

      O progresso não é apenas um estado de avanço e prosperidade para uma Nação, mas sim a reação, mas desejada politicamente, socialmente e culturalmente; pois só assim se impulsiona o desejo de investir e viver dentro das sociedades e membros ativos de uma sociedade. O Estado é o promotor, mas o povo são os beneficiados, nesta conquista de cunho social e político. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário