O ARGUMENTO NA MODERNIDADE
O argumento é que a
mudança na modernidade tardia tem um caráter muito específico. Como Marx disse
sobre a modernidade: é o permanente
revolucionar da produção, o abalar ininterrupto de todas as condições sociais,
a incerteza e o movimento eternos ... Todas as relações fixas e congeladas, com
seu cortejo de vetustas representações e concepções, são dissolvidas, todas as
relações recém-formadas envelhecem antes de poderem ossificar-se. Tudo que é
sólido se desmancha no ar ....(Marx e Engels, 1973, p.70).
O modo de vida colocados em ação pela
modernidade nos livraram, de uma forma bastante inédita, de todos os tipos
tradicionais de ordem social. Tanto em extensão, quanto em intensidade, as
transformações envolvidas na modernidade são mais profundas do que a maioria
das mudanças características dos períodos anteriores. No plano da extensão,
elas serviram para estabelecer formas de interconexão social que cobrem o
globo; em termos de intensidade, elas alteraram algumas das características
mais íntimas e pessoais de nossa existência cotidiana (Giddens, 1990, p.21).
As sociedades da modernidade tardia,
argumenta ele, são caracterizadas pela “diferença”; elas são atravessadas por
diferentes divisões e antagonismos sociais que produzem uma variedade de
diferentes “posições de sujeito” – isto é, identidades – para os indivíduos. Se
tais sociedades não se desintegram totalmente não é porque elas são unificadas,
mas porque seus diferentes elementos e identidades podem, sob certas
circunstâncias, ser conjuntamente articulados. Mas essa articulação é sempre
parcial: a estrutura da identidade permanece aberta. Sem isso, argumenta
Laclau, não haveria nenhuma história.
Buenas Fiestas y Muy Feliz Año 2015
ResponderExcluirSaludos afectuosos.-