Repensar Comenius não é voltar ao passado em uma regressão
pedagógica, mas vir a possibilitar pensamentos e propostas pedagógicas dentro
de algumas realidades escolares hodiernas. Pois alguns centros de emissão e
difusão do saber ainda estão presos nestas realidades, e outros a procuram
introduzir em seus procedimentos, como uma saída para algumas situações criadas
pelo sistema.
A melhor prova de que
a arte de ensinar devia constituir o núcleo da própria “pansofia” é o espírito
no qual Comenius procurou elaborar a grande obra abortada, Deliberação
universal (na qual, aliás, ele explica precisamente por que o projeto
fracassou): longe de construir no abstrato um saber total e indivisível, uma
ciência universal, que devia ser a “pansofia” – doutrina da realização
progressiva do “mundo das ideias” no interior dos mundos superpostos, cujas
camadas paralelas constituem o universo.
Comenius se obriga a simplificações e
assimilações que finalmente ultrapassam suas forças, mas isso, outra vez, é
porque ele não persegue apenas um objetivo filosófico, mas tem também um objetivo
didático que representa, aliás, o aspecto mais interessante de sua obra. Na verdade, Comenius, querendo ele
mesmo desse modo construir um sistema, não ambicionava nada menos do que fornecer
também uma espécie de introdução da filosofia para uso universal,
empreendimento único em seu gênero no século XVII. Reaparece o mesmo problema:
como explicar a síntese da necessidade de fundar o ensino e a especulação filosófica
geral? “Nós temos a audácia de prometer uma grande didática (...), um tratado
completo para ensinar tudo a todos. E para ensinar de tal modo que os resultados
sejam infalíveis”; e “Nós demonstraremos que tudo isto é, a princípio, retirado
da natureza imutável das coisas (...) e que nós estabeleceremos, assim, um
sistema universal válido para a instituição de escolas universais”. Mas agora
propomos soluções surgidas do diálogo Platonista, seguimos por uma vertente transdisciplinar,
nos caminhos da aquisição e difusão do saber.
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