quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

REPENSAR COMENIUS

Repensar Comenius não é voltar ao passado em uma regressão pedagógica, mas vir a possibilitar pensamentos e propostas pedagógicas dentro de algumas realidades escolares hodiernas. Pois alguns centros de emissão e difusão do saber ainda estão presos nestas realidades, e outros a procuram introduzir em seus procedimentos, como uma saída para algumas situações criadas pelo sistema.
     A melhor prova de que a arte de ensinar devia constituir o núcleo da própria “pansofia” é o espírito no qual Comenius procurou elaborar a grande obra abortada, Deliberação universal (na qual, aliás, ele explica precisamente por que o projeto fracassou): longe de construir no abstrato um saber total e indivisível, uma ciência universal, que devia ser a “pansofia” – doutrina da realização progressiva do “mundo das ideias” no interior dos mundos superpostos, cujas camadas paralelas constituem o universo.

     Comenius se obriga a simplificações e assimilações que finalmente ultrapassam suas forças, mas isso, outra vez, é porque ele não persegue apenas um objetivo filosófico, mas tem também um objetivo didático que representa, aliás, o aspecto mais interessante de sua obra.         Na verdade, Comenius, querendo ele mesmo desse modo construir um sistema, não ambicionava nada menos do que fornecer também uma espécie de introdução da filosofia para uso universal, empreendimento único em seu gênero no século XVII. Reaparece o mesmo problema: como explicar a síntese da necessidade de fundar o ensino e a especulação filosófica geral? “Nós temos a audácia de prometer uma grande didática (...), um tratado completo para ensinar tudo a todos. E para ensinar de tal modo que os resultados sejam infalíveis”; e “Nós demonstraremos que tudo isto é, a princípio, retirado da natureza imutável das coisas (...) e que nós estabeleceremos, assim, um sistema universal válido para a instituição de escolas universais”. Mas agora propomos soluções surgidas do diálogo Platonista, seguimos por uma vertente transdisciplinar, nos caminhos da aquisição e difusão do saber. 

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