terça-feira, 13 de janeiro de 2015

SKINNER E O ESTIMULO NO PROCESSO CIENTIFICO

(Skinner,1979)      “ a ciência é uma disposição de aceitar os fatos mesmo quando eles são opostos aos desejos”.  A concepções cientificas vão surgir assim de uma concordância geradora de discordâncias, porém depois dos embates a formula e a tese atestam uma coesão dos que se empenham na elaboração e projeção do saber cientifico de determinado elemento e assunto em pauta. Assim surge-se um olhar interrogativo sobre o que e o porquê destas circunstancias comportamentais vivenciadas por aqueles, que se posicionam como formuladores de determinado conhecimento.
        A causa discordante tem sua gênese no comportamento, que para (Skinner,1979 “é a ação reflexa causada pelos estímulos”; assim todo processo e descoberta cientifica tem um estimulo, e este projetado pelo comportamento dos cientistas ou pesquisadores em seu processo de inquirição sobre a pauta em questão; que lhe promove o querer descobrir e chegar a uma conclusão. Não podemos atestar e buscar o fim ultimo da formula sem o estimulo que provoque esta pesquisa e saber.

         O pesquisador depende do seu conhecimento especifico de determinado assunto, fruto de um estimulo que lhe impulsiona a se aperfeiçoar neste determinado saber. Esta espontaneidade que existe intrínseca no comportamento, muitas vezes esta reclusa e reprimida em alguns estímulos esternos que ocorrem no Ser. Mas o impulsionam pelas suas ansiedades de ter descobertas e que o superem, levando os seus estímulos a ser o impulsionador de suas superações internas e externas. Causando assim a centralização e descentralização no ato do pesquisar e formular o conhecimento determinado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário