domingo, 19 de agosto de 2012


A OBEDIÊNCIA NO PERÍODO DA INFÂNCIA.   


Se uma criança não obedece imediatamente uma ordem ou instrução, muitos adultos repetem a ordem, frequentemente, vezes seguidas. Forehand e Scarboro (1975) verificaram que essa tendência pode ser contraproduzida. Quando as mães de crianças de cinco anos lhes pediam que brincassem com determinados brinquedos em um playground, a maior parte de desobediência ocorria nos segundos logo após a diretiva da mãe e declinava com o tempo. Além disso, quanto mais número de ordens aumentava mais crescia o comportamento negativista imediatamente após as ordens. Portanto, há mais possibilidades de um adulto conseguir a aquiescência (cooperação) de uma criança se ele esperar durante um breve período a fim de ver se ela vai obedecer, antes de repetir a instrução.
Uma repetição insistente da ordem vai, provavelmente, incentivar o comportamento negativista em vez de diminuí-lo. Roberts et.al. (1978) as interações de crianças de três a sete anos de idade e suas mães, anotando o grau de não concordância  às solicitações da mãe. Os experimentadores, então, treinaram as mães para que esperassem pelo menos cinco segundos depois de dar suas ordens sem interferir verbal u fisicamente com a intenção de obter a concordância. As comparações das taxas de aquiescência antes e depois do treinamento mostraram que as mães tinham mais sucesso em conseguir a resposta desejada se esperassem durante um curto período de tempo. No estudo de Haswell, Hock e Wenar, um intervalo de dez segundos entre as repetições dos pedidos foi usado e era frequentemente eficiente contra a não concordância inicial das crianças. Portanto, os dados da pesquisa confirmam que a paciência e o intervalo de tempo são elementos-chave quando se trabalha com crianças pequenas.
O tipo de comandos ou sugestões verbais ou não verbais usadas pelos adultos pode também ter uma influência significativa sobre a aquiescência das crianças. Em um estudo de observação das interações de meninos de dois a três anos com suas mães e pais, as ações das crianças foram classificadas como concordância, não concordância ou nenhuma das duas respostas; os tipos de controle verbal dos pais foram classificados como comando de proibição, sugestão ou controle com raciocínio, isto é, dar uma justificativa para o comando ou a proibição (Lytton, 1975; Lytton e Zwirner, 1975). As ações dos pais antes do controle verbal foram classificadas: controle físico ou restritivo, ação negativa (expressão de descontentamento, ameaça), ação positiva (expressão de amor, abraço carinhoso, sorriso) e ação neutra. Os resultados mostraram que as sugestões tendiam a facilitar mais a aquiescência que a ordem proibitiva e o controle com expressões de raciocínio. Adicionalmente, quando a ação positiva acompanhava uma sugestão verbal, a concordância da criança era ainda mais facilitada. Quando o controle físico ou uma ação negativa (censura) acompanhava as ações verbalizadas dos pais, a oposição aumentava. De modo semelhante, em uma observação de 30 meninos pré-escolares e suas mães, constatou-se que as técnicas de disciplina não coercivas eram muito mais eficientes que as coercivas para terminar com episódios de negativismo (Smolak, Bellar e Vance, 1977). Lytton (1975) também observou as reações dos pais quando havia concordância ou não concordância das crianças e verificou que em mais de 50 por cento dos casos as crianças na recebiam reforço ou recompensa pela concordância. Só em 15 por cento dos casos uma resposta positiva era dada à criança imediatamente depois da aquiescência.

2 comentários:

  1. Oi Danilo.
    Fazendo-lhe uma visitinha e um convite.
    Faço parte de um projeto de colegas blogueiros e parceiros da educação com o objetivo de divulgar conteúdos com foco educacional. Estou enviando um convite para fazer parte do nosso grupo de parceiros. Acesse esses links e veja como participar: http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/ http://www.marquecomx.com.br/
    Estamos esperando a sua visita.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Como estava um pouco afastada estou tentando voltar aos poucos
    novamente tentando digerir o desconforto que estou passando no momento.
    Eu não posso parar muito menos desistir de lutar como sempre fiz.
    E a amizade nos da força sempre para continuar nossa jornada.
    Nessa rapida visite convido você a ler minha postagem
    também dizer se gostou do novo visual da nossa Viagem.
    Lindo final beijos no coração,Evanir.

    ResponderExcluir